proteção de motores de persianas

1 mensagem Opções

proteção de motores de persianas

Elienai
Olá pessoal, estou com uma duvida e preciso de uma ajuda de vocês, tenho na minha casa persianas elétricas, e tenho uma central de gerenciamento que controla o acionamento delas, porem descobri que se um fio da central for desligado automaticamente a placa de interface onde tem os reles que controlam o acionamento de todas as persianas aciona inteira ao mesmo tempo, com isso todos os motores seriam acionados nos dois sentidos ao mesmo tempo, pensei em colocar fusíveis em serie no circuito dos motores pra que caso isso aconteça algum dia os motores não venham a queimar, minha duvida é se isso funcionaria, os motores são monofásicos 220v de 3 fios, 1 neutro e dois fases, um faz o giro para um lado e o outro para o outro, no caso os motores seriam acionados os dois sentidos juntos, minha ideia seria colocar um fusível em serie nas fases, será que daria certo, o fusível queimaria se fosse acionada as duas fases juntas?